segunda-feira, 25 de junho de 2012

Recordações inesquecíveis: o nosso investimento

Hoje eu visitei um aluno após a aula, fiz amizade com sua mãe que é muito querida e me recebeu super bem, com um lanche preparado com carinho. Conversamos bastante sobre a educação dos nossos filhos, com uma visão pedagógica (de professora) e também de mãe. E no meio da conversa aquela mãe me falou algo tão legal que me deixou muito feliz e fez com que eu me identificasse muito com ela. Ela disse que não gasta muito com brinquedos pro seu filho. Disse que ele tem poucos brinquedos, e que ela prefere investir em viagens e passeios. Ela comentou que acredita que viagens e passeios ficarão marcados para sempre na memória do filho dela, e que brinquedos quebram e se perdem com o tempo, por isso não valem muito a pena.
Nossa, eu quase chorei de alegria ao ver uma mãe falando sobre isso comigo. Eu também penso assim, mas até hoje me sentia meio "independente" com esse pensamento. Essa mãe do meu aluno diz que todas as noites ela sai com ele, vai visitar suas irmãs e suas tias, deixa ele brincar com seus primos à vontade, e quase nunca para em casa com ele. Nas férias eles viajam bastante, ele me contou todo contente que já viajou muito de avião e conheceu o Rio de Janeiro e Brasília nesse ano. Achei essa atitude nota 10, pois ela está ensinando seu filho a ser uma pessoa sociável e também está proporcionando que ele brinque bastante com outras crianças.
Estou sentindo que isso está diminuindo cada vez mais nesse mundo em que vivemos. Somos globalizados e podemos nos conectar com pessoas de todos os países do mundo, mas estamos perdendo o contato pessoal e real com nosso vizinho, com nossos amigos e parentes. Estamos nos tornando frios, anti-sociais e solitários. E estamos criando nossos filhos num mundo assim. Isso é ruim, muito ruim...
Eu me considero uma pessoa anti-social, sou super caseira e prefiro ficar em casa do que ir na casa de alguém. Mas sei que preciso mudar isso pelos meus filhos. E eu sei que quando eu saio e estou com amigos eu fico mais feliz e sempre me divirto bastante. Preciso melhorar nesse quesito de levar meus filhos na casa de amiguinhos e trazer outras crianças pra minha casa também. Acho que está mais do que na hora de começar as noites do pijama com os amigos do Allan por aqui.
Mas uma coisa que me esforço é em investir em passeios e viagens com os meninos. Minha sogra vive dizendo isso pra mim, que é muito importante viajar com as crianças e conhecer novos lugares, que isso gera conexões e redes no cérebro dos pequenos e estimula muito a inteligência (conselho de pedagoga!). Eu sigo isso ao pé da letra, e só não viajo mais por falta de dinheiro!! Se tivesse mais eu já teria dado a volta ao mundo, com certeza! Rsrsrs
Mesmo não tendo $$$ sobrando nunca dizemos não a uma viagem. Meu marido é parceiro e não se importa em gastar combustível, foi acostumado assim desde criança e eu gosto muito disso! Eu nunca dei desculpa de ter filhos pequenos e não poder viajar, isso é papo furado! Viajo com meus meninos desde recém nascidos! A primeira viagem do Allan e do Pedro foi com 15 dias de vida, foi só eu tirar os pontos da cezárea e já estava na estrada, indo mostrar eles pros parentes! E viagem longa, de 5 horas...
Viajar com crianças é muito bom, pois eles aprendem a se adaptar a diversas situações. Falta de conforto, desprendimento de materiais e resolução de situações inesperadas. Sem falar na cultura e na construção da inteligência espacial deles. Nós acostumamos eles a dormir em qualquer lugar, sem ter o nosso colchão confortável. Eles aprendem a se divertir com outras coisas não tendo os brinquedos deles. Se acontece algo inesperado, estamos juntos, unidos. E eles tem que driblar a timidez pra conviver com outras pessoas e mudar sua rotina. E realmente viajar estimula a inteligência sim, falando como mãe e não como pedagoga, pois estou vendo isso na prática, com meus filhos. De tanto viajar o Allan adquiriu uma noção espacial muito boa, ele já sabe quanto vale um metro e um kilômetro, ele já tem noção do tempo, das horas e minutos e sabe se localizar muito bem no mapa. Essas informações são muito boas no dia a dia. Tenho certeza de que se eu largasse o Allan sozinho na rua principal da cidade, ele saberia chegar até a nossa casa sem ajuda de ninguém, e não ficaria perdido, mesmo morando apenas há 1 mês aqui.
Enfim, eu amo fazer passeios e viajar com meus filhos, pois ficamos mais unidos e passamos por momentos inesquecíveis juntos. Realmente tenho certeza de que inúmeros dos nossos passeios eles não vão esquecer. Mesmo não tendo dinheiro pra fazer mega viagens, as pequenas que fazemos proporcionam a eles imensa felicidade!
Eu prefiro sim gastar com viagens do que com brinquedos. Brinquedos quebram e são descartados. Passeios ficarão guardados para sempre. Principalmente se eu registrar tudo aqui no blog!
Meus filhos não dão muito bola pra brinquedos. Só jogam e espalham pelo quarto, mas ficar horas brincando? Nã-não.
Gastar 300 reais com um brinquedo Imaginext super fodástico? Nem pensar! Eles curtiriam por um mês e depois ficaria só ocupando espaço. Compensa juntar esse dinheiro e gastar à vontade com viagens nas férias. Por aqui vai continuar funcionando assim...O baú de brinquedos lotado apenas com brinquedinhos do Mac Donalds, jogos de encaixe e hot wheells...a estante com livros à vontade....e muitos planos para as próximas férias! Já estamos organizando uma viagem para o Rio de Janeiro...
...

Nas férias desse ano ficamos 1 mês viajando sem parar...Eis algumas fotos pra ficarem registradas aqui, já que essas haviam ficado de fora do blog:

Passeio no sítio...
 Esse passeio de trator foi uma grande emoção pros meninos:
 Viajando e conhecendo novos priminhos:
Visitando outros priminhos:
Viajando... horas e horas de estrada...
 Estrada linda..Serra do Rio do Rastro (SC):
Paisagem linda!
 Muitas cachoeiras pelo caminho...
Água geladinha saindo da montanha...
 Muitas paisagens lindas pelo caminho!
Bom Jardim da Serra- SC
 Serra do Corvo Branco- Urubici/SC
Lugar esplêndido!!! Indescritível!!
 Passeio no navio pirata em Florianópolis:
 Meninos na ilha com os piratas:
 Ilha de Anhatomirim:
 Allan achou o máximo estar em uma ilha:
 Aventura esse passeio de barco, pegamos uma tempestade brava no meio do caminho...foi radical!
 Encontrando amigos...
 Praia!! Muitos dias de praia!! Deu até pra cansar!
 Os meninos curtiram muito!
 Projeto Tamar, em Floripa. Um passeio ecológico:
 Beto Carrero...um dia de muita diversão no parque!
 Subindo o morro da praia pra apreciar a vista incrível...
 Muito banho de mar!! Pedro com o vovô:
 Em Santos-SP conhecendo a Vila Belmiro:
 Em Indaiatuba-SP visitando mais primos:
 Em Curitiba:
 Encontrando mais amigas...
Uns dias com a família da mamãe no Rio Grande do Sul:
 Revendo primos, tios, avôs...
 Muita diversão na casa da vovó:
 Reencontrando velhos amigos...
 E sendo muito paparicados pelos padrinhos...

Foi muito bom rever essas fotos, deu uma saudadona dessas pessoas queridas!
*Suspiros*

Essas férias foram inesquecíveis, com certeza!

Meus filhos, espero que um dia vocês leiam esse post, e leiam todas as nossas aventuras e passeios registrados aqui no blog, e entendam por que a mamãe e o papai não gastam 200 reais comprando a Nerf que vocês pediram no mês passado, nem a máscara do Darth Vader de 400 reais que a gente cobiçou no shopping há uns dias atrás.
Nós estamos investindo em outros presentes pra vocês.

Espero que um dia vocês nos agradeçam por isso.

...

PS: Aqui vai uma listinha de alguns momentos inesquecíveis que estão registrados no blog.



3 comentários:

  1. Nossa quanta foto linda..

    Ameii tudoo

    Beijocas :*
    Boa Semana ")

    ResponderExcluir
  2. Uau, que post rico!
    Adorei!
    As fotos também estão demais.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nadia ri muito da postagem nas mamães blogueiras, parabéns! Qto a esta postagem seus filhos irão te agradecer com certeza, lugares lindos por onde passaram, que ilha mágica, imagino a imaginação dos seus filhos rsrrs, eu tbém escrevo no blog na esperança de que um dia minhas filhas tenham um arquivo de recordações da mãe, tenho um diário da minha mãe que ela escrevia nos ultimos anos antes de falecer, e ele é sempre um alento p minha saudade, seria o máximo ter um blog da minha mãe p ler hj rsrsr claro que não estamos falando em morte mas qdo nossos filhos crescerem tomara que eles acessem nossos blogs velhinhos rsr e se recordem de nós do que vivemos e se sintam muito felizes rsrsr Bjooooosss, vou colocar seu link na minha lista p não perder mais suas postagens! Bjooosss

    ResponderExcluir

Os comentários são um meio de nos comunicarmos. Gosto muito de manter contato com os leitores e com os amigos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...